"Muitas pessoas hoje,por falta de infomação ou mesmo por preconceito em usar uma terapia como a Reflexoterapia,escolhem assim continuar doentes e infelizes; isso é lamentável ".

Não se pode julgar a eficiência sem antes ter experimentado,assim como não se pode saber o sabor de uma fruta sem ter provado antes!

"NA VERDADE,VOCÊ NUNCA ENTENDE UMA NOVA TEORIA. VOCÊ SIMPLESMENTE A UTILIZA" Frase de Albert Einstein

"Se alguém procura a saúde, pergunta-lhe primeiro se está disposto a evitar no futuro as causas da doença; em caso contrário, abstém-te de o ajudar". Frase de Sócrates


Acontecimentos importantes no desenvolvimento da Reflexologia:

Acontecimentos importantes no desenvolvimento da Reflexologia:

2500 A.C. - China: início da acupunctura.

2330 A.C. - Egipto: Túmulo de ankm´ahor com gravuras de tratamentos nos pés e mãos.

500 A.C. - Japão: A acupunctura chega ao japão.

420 D.C. - China: É construída uma estátua de bronze com a localização de todos os pontos de acunpuctura.

1582 - Europa: Surge o primeiro tratado sobre a terapia das zonas, escritos pelos Drs Adamus e A´tatis.

1800 - Reino Unido: Os tratamentos de acupunctura surgem no Reino Unido e o termo "reflexo" começa a ser utilizado pela classe médica.

1823 - Reino Unido: A primeira edição do jornal da Ordem dos médicos do Reino Unido "Lancet" é imprimida: nela surge um caso de tratamento de acupunctura. O tratamento foi efectuado pelo Dr. Tweedale de Lyme Regis.

1827 - Reino Unido: A acupunctura é utilizada na enfermaria Real de Edimburgo no hospital de Stº Thomas, em Londres.

1800-1858- Alemanha: Um fisiologista, Johannes Peter Müller, propõe o princípio de lei da irritabilidade específica, o princípio que cada nervo é exitado via um órgão sensorial, o qual responde a uma forma específica de energia. Karl Ludwig Merkel, um anatomista, descobre os discos de Merkel, órgão tácteis os quais respodem sempre que o tecido humano é estirado, estes discos são mecanorreceptores de resposta lenta. George Meissner, um Histologista. descobre o plexo de Meissner, uma rede de nervos no canal alimentar, assim como os corpúsculos de Meissner, nas pontas dos dedos e lábios.

1800-1880- Itália: O anatomista Filippo Pacini descobre os corpúsculos de Pacini, receptores sensoriais na pele sensíveis à mudança de pressão, também encontrados nos tendões e articulações. Ângelo Ruffini, outro anatomista, descobre os corpúsculos de Ruffini, os quais registam distorções da derme, órgão cilíndricos sensoriais que respodem à pressão e ao calor, encontrados nas extremidades carnudas dos dedos, articulações, tendões e cápsulas dos tendões.

1880 - Europa: Na segunda parte do século a medicina avança bastante no estudo dos reflexos. Muitos instrumentos foram desenvolvidos para provocar um estímulo eléctrico a diferentes partes do corpo. Estes detectam quais os nervos motores e quais os sensoriais.

1886 - Rússia: Vladimir M. Bekhterev, um fisiologista, desenvolve métodos experimentais na Reflexologia animal e mais tarde avança com os mesmo métodos para estudar o comportamento humano.

1887 - Rússia: Ivan P. Pavlov, um fisiologista, estuda a actividade reflexa condicionada em cães, consegue provar que há uma associação directa entre o estímulo e a acção reflexa de resposta.

1892 - França: Dr. Joseph F. Basinski, um neurologista, determina o reflexo plantar. este fica conhecido como o exame de Babinski para determinar algumas patologias do sistema nervoso.

1893 - Reino Unido: Sir Henry Head, um neurologista publica um estudo que demonstra a relação directa entre a pressão aplicada sobre a pele e o seu efeito em órgãos internos.

1895 - Estados Unidos: Dr. William Fitzgerald forma-se em medicina na universidade de Vermont.

1897 - Egipto: O túmulo de ankhm´amor com gravuras de tratamentos nos pés e mãos é descoberto em Saqqara, por V. Loret.

1902 - Áustria: Fitzgerald vai para Viena, estudar e ensinar.

1906 - Reino Unido: Sir Charles Scott Sherringdon, um fisiologista de Oxford, prova que todo o sistema nervoso responde ao estímulo de propriorreceptores, terminações nervosas especializadas que monitorizam mudanças internas no corpo. Publica as suas descobertas num livro intitulado "A acção integrativa do sistema nervoso".

1907 - Rússia: Bekhterev funda o Instituto Psiconeurológico, é nomeado mais tarde director do Instituto Reflexológico, o qual estuda várias actividades cerebrais, em São Petersburgo.

1913-1920- Estados Unidos: W. Fitzgerald ensina as suas práticas de terapias de zonas a Shelby-Reiley e aos seus alunos, em Washington.

1915 - Estados Unidos: O Dr. Edwin bowers publica um artigo intitulado "Para parar essa dor de dentes aperte o seu dedo".

1917 - Estados Unidos: Bowers e Fitzgerald publicam "Zone Therapy". durante este perído são publicados muitos outros livros sobre este tema.

1919 - Estados unidos: Dr. Joe Shelby Riley publica o primeiro dos seus 12 livros sobre a terapia das zonas, sendo o último publicado em 1942.

1928 - Rússia: Bekhterev vê o seu trabalho traduzido para Inglês.

1938 - Estados Unidos: Eunice Ingham publica o seu livro "Stories the feet can tell".

1945 - Estados Unidos: Eunice Ingham publica "Stories the feet have told".

1949 - Estados Unidos: Dr. Roy S. Ashton publica o livro "O sistema fundamental - pés defeituosos - coluna defeituosa", no qual mostra a ligação entre anormalidades podais e da coluna.

1955 - Estados Unidos: Harry Bond Bressler publica o seu livro "Zone Therapy", o qual confirma todo o trabalho do Dr. W. Fitzgerald.

1966 - Reino Unido: Doreen Bayly regressa dos Estados Unidos depois de receber treino directamente de Eunice Ingham e introduz a Reflexologia no Reino Unido. Publica o primeiro mapa de Reflexologia, a preto e branco.

1974 - Alemanha: Hanne Marquardt, outra aluna de Eunice Ingham publica "Terapia reflexa de zonas nos pés".

1978 - Reino Unido: Doreen Bayly publica " a Reflexologia hoje: o estímulo das forças curativas do corpo pela massagem dos pés". Publica o primeiro mapa de Reflexologia a cores.

1978 - Formosa: O padre Joseph Eugster começa o ensino da Reflexologia.

1980 - Reino Unido: As terapias complementares e a Reflexologia em particular, crescem em popularidade e reconhecimento. Nos primeiros 5 anos desta década são publicados acima de 100 livros sobre a Reflexologia, alguns contradizem outros, mas todos tendo como base os princípios do Dr. Fitzgerald. A partir de 1983 surgem várias sociedades e associações em muitos países. Em Inglaterra surge as primeiras escolas de Reflexologia.

1990 - Reino Unido: O Instituto de Medicina Complementar forma o Registo de Praticantes de Medicina Complementar. O RPMD acredita todos os terapeutas na área da saúde complementar, desde que estes frequeten escolas/cursos devidamente acreditados, com o currículo adequado a cada terapia. Intituições governamentais iniciam estudos científicos na área das terapias complementares. Terapeutas de Reflexologia começam a exercer a terapia em centros de saúde e hospitais privados e públicos.

1990 - Canadá: Em toronto é formado o Conselho International de Reflexologia (ICR), o qual tem como objectivo a acreditação de terapeutas e associações, bem como a divulgação da terapia.

1994 - Europa: Terapeutas de Reflexologia de vários países da Europa formam a Associação Europeia de Reflexologia (RIEN) a qual é responsável pela acreditação de associações e escolas na Europa. Neste momentoi representa os interesses e aspirações da mais de 20000 terapeutas em 20 países.

2002 - Portugal: É legalmente constituída a Associação de Reflexologia (Portugal), sendo a primeira do seu género na Península Ibérica.

2005 - Portugal: Devido a divergências entre os membros, a associação deixa de existir.

2009 - Portugal: Nova tentativa de formar uma Associação de Reflexologia em Portugal, mas até hoje sem efeitos práticos.

Não esquecendo de citar o papel do Brasil, que foi fundamental no seu desenvolvimento como nós conhecemos hoje,com a ajuda da REVITAE ACADEMIA em aprimorar essa tecnica na decada de 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.